O inventário é composto por estudos e pesquisas específicas para definir bens culturais que possuem valor histórico, artístico, arquitetônico, estético, ético, científico e afetivo da comunidade. Estes bens são relacionados, descritos e têm sua história contada em uma ficha. Assim pode-se conhecer melhor os bens culturais e manter viva a sua história. No município existem vários bens inventariados na área urbana e rural.
Um dos elementos fundamentais do trabalho de inventário cultural é revelar aspectos sócios culturais até então desconhecidos sobre o município. Assim, em 2023, o município trabalhou no processo de atualização das informações que estão disponíveis no link abaixo:
O inventário de proteção do patrimônio cultural é um instrumento de preservação que identifica e registra bens culturais de natureza material e imaterial. O objetivo é criar um banco de dados que permita a valorização, salvaguarda, planejamento, pesquisa e educação patrimonial.
O inventário de proteção do patrimônio cultural tem consequências como:
• Os bens inventariados são protegidos para evitar perecimento ou degradação.
• Os proprietários devem conservar os bens inventariados adequadamente.
• A preservação dos bens inventariados deve ser respeitada por todos os cidadãos.
• Os bens inventariados só podem ser destruídos, inutilizados, deteriorados ou alterados com autorização prévia do órgão responsável.
Nesse sentido, em 2024, o município deu continuidade ao processo de inventário da zona rural, no qual foram identificados os bens a seguir.